sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estratégias pedagógicas que o formador online deve privilegiar


Incentivar o Trabalho Colaborativo (tarefas ou trabalhos de grupo), através do lançamento de temas (controversos ou provocativos) e perguntas abertas que irão fomentar a discussão entre os formandos, culminando numa troca de ideias, opiniões, partilha de experiências, sentimentos e conhecimentos enriquecedores.
O Trabalho Colaborativo para além de promover a participação activa dos formandos, a interacção entre formandos e conteúdos, a colaboração, negociação, a interacção entre formandos e formadores, culmina na criação de relações interpessoais produtivas e na angariação de novas conhecimentos, através de um método menos formal e mais motivante para os formandos. Juntos irão encontrar a solução ou o caminho para determinado problema ou, pelo menos, chegarão a um consenso sobre determinado tema, entreajudando-se e partilhando conhecimentos. Esta estratégia pedagógica, a meu ver, permite um conhecimento mais abrangente, sendo um método bastante eficaz para que determinada aprendizagem permaneça connosco por uma vida. Com a estimulação deste tipo de actividades, com o compartilhar informação e mais uma infinidade de factores não menos importantes, os formandos vão construindo o seu próprio conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário